É normal que existam dúvidas sobre a melhor plataforma de marketing digital que se deve usar, quando se inicia a etapa de realizar campanhas online. A questão mais pertinente é se uma empresa deve anunciar no Facebook / Instagram ou no Google. Ambas as ferramentas têm resultados, mas a questão principal é analisar aquela que se coaduna com os objetivos de marketing da empresa. 

Quando se trata de publicidade on-line, 2 das plataformas mais conhecidas são o Facebook / Instagram Ads e o Google Ads (antigo Google AdWords). Embora ambas as plataformas permitam que os anunciantes alcancem um público on-line, elas são muito diferentes na abordagem, alcance e resultados.

Neste artigo, vamos explorar as diferenças entre anunciar no Facebook / Instagram Ads e no Google Ads.

1- Objetivos de marketing
O primeiro fator que se deve ter em conta ao escolher entre o Facebook /  Instagram Ads e o Google Ads é o seu objetivo de marketing. O Google Ads é melhor para anúncios com intenção de compra, ou seja, quando as pessoas estão procurando ativamente um produto ou serviço nos motores de pesquisa. Isto acontece, porque o Google Ads trabalha com palavras-chave que as pessoas pesquisam nos motores de busca e faz uma correspondência entre o que o utilizador pesquisa e o anúncio a apresentar. O Facebook / Instagram Ads é mais eficaz para anúncios de notoriedade de marca ou de geração de leads, ou seja, quando as pessoas não estão necessariamente à procura de um produto ou serviço, mas podem ter interesse nele. Isto acontece, porque, ao contrário do Google Ads, o Facebook / Instagram Ads trabalha com os perfis dos utilizadores, nomeadamente as informações pessoais e dados de interesses.

2- Público-alvo
O Facebook / Instagram Ads é conhecido por ter um grande número de utilizadores ativos diários e por permitir uma segmentação detalhada do público-alvo. Com a ferramenta Audience Insights, os anunciantes podem segmentar os seus anúncios com base em dados demográficos, interesses, comportamentos e localização geográfica. O Google Ads, por outro lado, centra-se nas palavras-chave de pesquisa, alcançando um público específico que está ativamente à procura de um produto ou serviço igual à da sua empresa.

3- Formatos de anúncio
O Facebook / Instagram Ads oferece uma ampla variedade de formatos de anúncio, incluindo imagens, vídeos, carrosséis e anúncios de coleção. Isso permite criar anúncios visualmente atraentes, que criam impacto visual e chamam a atenção do público. O Google Ads, por outro lado, é mais limitado nos seus formatos de anúncio, com foco em anúncios de texto, anúncios gráficos e anúncios em vídeo.

4- Preço
O custo dos anúncios no Facebook / Instagram e no Google Ads varia dependendo da concorrência e do público-alvo que se está a segmentar. No entanto, em geral, o Facebook / Instagram Ads tende a ser mais barato do que o Google Ads.

5- Medição e análise
Tanto o Facebook / Instagram Ads quanto o Google Ads oferecem ferramentas para medir e analisar o desempenho dos anúncios. O Facebook / Instagram Ads oferece dados detalhados sobre o envolvimento do público com o anúncio, como cliques, curtidas, partilhas e comentários. O Google Ads, por outro lado, fornece dados sobre o número de impressões, cliques e conversões. Ambas as plataformas oferecem recursos de análise e relatórios avançados para ajudar os anunciantes a otimizar suas campanhas.

Conclusão:

Ao escolher entre o Facebook Ads e o Google Ads, é importante considerar os objetivos de marketing, público-alvo, formatos de anúncio e custos. É importante, por isso, contratar uma agência de marketing digital, que têm gestores de tráfego – PPC Manager – que são os profissionais especialistas que auxiliam nas tomadas de decisão, preparam as campanhas e elaboram os relatórios.

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